english   italiano   español
 
4 June 2012

Web Conferencing E Web Meeting Para Até Dez Participantes: O Clone Do GoToMeeting É Lançado - ConferencingNow

Interessado em Web meeting? Gosta das impressionantes capacidades de partilha de ecrã do GoToMeeting mas não do seu preço mensal de $49/mês? Tem o Windows? ConferencingNow oferece agora o que parece ser a 100% um clone completo do GoToMeeting permitindo-lhe realizar sessões de web conferencing de partilha de ecrã com até dez participantes sem quaisquer custos. Demasiado bom para ser verdade? Continue a ler.

ConferencingNow-interface-application.gif

Apesar de ser difícil de acreditar, a verdade é que o ConferencingNow avança mais um nível para que todos partilhem o seu ecrã com qualquer outra pessoa num PC Windows. Depois do Yugma, Microsoft Shared View, LiveLook, Adobe Brio e as muitas outras excelentes ferramentas de partilha de ecrã gratuitas disponíveis, a ConferencingNow, uma empresa desconhecida e sem informação sobre si mesma no seu próprio sítio Web, lançou uma cópia completa do GoToMeeting, diferenciando-se do original apenas no aspecto dos ícones e gráficos utilizados na interface.

Mas a arquitectura central e o conjunto de funcionalidades do ConferencingNow é uma cópia exacta do Citrix GoToMeeting, com todas as suas ferramentas e funcionalidades únicas. Aparentemente nenhuma foi esquecida.

O novo serviço foi lançado há alguns dias atrás através de um e-mail em massa. Descobri tudo sobre o mesmo quando me registei e testei o serviço.

As verdadeiras notícias aqui não são o próprio serviço, mas sim a estratégia e abordagem de comunicação que esta empresa levou a cabo para realizar o seu plano de negócio. Simplesmente fantástico.

Eis os detalhes:

 


ConferencingNow-logo-380.gif

ConferencingNow é um serviço de web conferencing que oferece todas as funcionalidades do GoToMeeting sem custos para até dez utilizadores. De momento, o serviço afirma estar em beta, não oferece outros planos, opções pagas nem oportunidade para aumentar mais as suas capacidades.

nowshowingcontrols.gif

Funcionalidades específicas do ConferencingNow incluem:

  • Partilha de ecrã e Controlo Remoto

  • Conversação em texto

  • Gravação de sessões completas

  • Ferramentas de anotação e marcação em tempo real

  • Anotação Colaborativa

  • Funcionalidade de mudar o apresentador

  • Controlo Remoto



Não disponíveis no ConferencingNow estão:

  • Suporte para teleconferência

  • O aspecto original dos ícones gráficos e visuais do GoToMeeting

  • Integração com os seus mensageiros instantâneos

  • Suporte para utilizadores noutras plataformas

  • Capacidade inicial básica de utilizadores com 15 participantes






Um clone do GoToMeeting

ConferencingNow imita fielmente as funcionalidades do GoToMeeting vestindo-os com um pouco mais de elegância e estilo.

smalltoolbar.gif

Na verdade, é desnecessário nesta altura oferecer uma análise detalhada pois poderá obte-la se ler a do GoToMeeting e obter a mesma informação.

ConferencingNow imita na realidade todas as ferramentas e funcionalidades normalmente acessíveis dentro do GoToMeeting.

Óbvio que a maior curiosidade é sobre a natureza desta ferramenta. É um clone licenciado da Citrix, uma imitação ilegal ou uma nova estratégia de marketing da própria Citrix? Difícil de dizer.

O sítio Web do ConferencingNow não tem quase nenhuma informação e em relação à licença a caixa de diálogo About do ConferencingNow não oferece pistas em relação com a Citrix e o GoToMeeting.

Image-0001.jpg

As semelhanças são tão impressionantes e detalhadas que o que vê não é uma ferramenta inspirada pelo GoToMeeting mas uma réplica exacta dele com ícones diferentes e gráficos colocados na interface principal.




Verdadeiro ou falso?


Logo que vi as impressionantes semelhanças entre as duas ferramentas enviei de imediato um pedido de explicação neste assunto ao e-mail de suporte do ConferencingNow fazendo as seguintes perguntas:

drawingtools.gif

"Acabei de testar a vossa nova e impressionante oferta e vou publicar uma análise sobre a mesma em www.masternewmedia.org - tenho duas questões:

a) Parece ser a mesma tecnologia utilizada pelo Citrix GoToMeeting. É um parceiro licenciado ou o seu serviço nada tem a ver com a Citrix?

b) Qual é o vosso modelo de negócio? Isto é, como podem garantir um serviço continuado garantido para os utilizadores com um serviço que não custa nada?"

Algumas horas depois recebi a seguinte resposta:

"Robin,

obrigado por nos contactar em relação ao lançamento da beta do Conferencing Now.

A aplicação foi totalmente escrita a partir do zero.

O programa beta está definido como um caso de testes para identificar o actual estado da aplicação e para saber mais sobre os utilizadores e as funcionalidades de que gostam e não gostam para consideração em lançamentos futuros. Assim não existe um modelo de negócio suportado até chegarmos às provas finais.

O produto está de momento na primeira fase de beta. Esperamos que tenha gostado deste lançamento inicial.

Suporte do Conferencing Now
"


Antes de receber esta actualização entrei também em contacto com os meus contactos na Citrix, apenas para saber, para minha surpresa, que as pessoas do GoToMeeting também nada sabiam desta ferramenta.

Não existem contratos de licenciamento que permitissem que a ConferencingNow criasse tal clone.

Como a Citrix acabou de saber desta situação (graças à minha chamada) estão agora a planear o que fazer e como agir em relação a este assunto.




Conclusões


banner_free-conferencingnow-380.jpg

Assim, deixo para si a resolução deste enigma.

Como pode a ConferencingNow ter um clone completo do GoToMeeting e nem sequer referir esta relação na sua página "About"?

Podem empresas como a ConferencingNow, que criou um sítio Web que parece falso muito antes de se lá entrar, esperar que as pessoas não reparem, não perguntem, não se questionem algo acerca disto?

Mesmo que as pessoas da ConferencingNow tivessem desenvolvido esta ferramenta por si mesmos, porquê copiá-la a 100% da GoToMeeting e não dar créditos? Quais são os benefícios? Acham que se podem safar sem que ninguém repare?

Não é isto quase um anacronismo?




Escrito originalmente por Robin Good para a Master New Media com o título "Free GoToMeeting For Up To Ten Users: Citrix Screen-Sharing Clone Launches Beta: ConferencingNow"

 

Originalmente escrito por e publicado pela primeira vez na MasterNewMedia.

 

Robin Good -
 
Comentários dos leitores    
blog comments powered by Disqus

 

 


 

Feed RSS de Notícias Diárias

 

 

Curated by

Publisher MasterNewMedia.org - New media explorer - Communication designer

 

 


Real Time Web Analytics